quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pequena entrevista a Daniel Sampaio

Para explorarmos mais este assunto preocupante fomos pedir um parecer técnico ao Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, Daniel Sampaio, também coordenador de unidades de intervenção para adolescentes em crise no Hospital de Santa Maria. Colocámos-lhe, então algumas questões:

- Porque é que as redes sociais são nos dias que correm tão importantes e imprescendíveis na vida de tantos jovens e adultos?

- A internet democratizou o conhecimento. Até ao seu aparecimento, só as pessoas com mais possibilidades tinham acesso facilitado à informação e conhecimento, que eram quase vedados aos de menores recursos. Assim, por exemplo, os estudantes pobres tinham dificuldade em fazer os trabalhos escolares, pois não tinham em casa os livros necessários. Com a internet, a informação tornou-se imediata pata todos. Os jovens perceberam isso depressa, porque já nasceram no meio dos computadores, objectos agora muito familiares. Perceberam portanto que podem ter acesso à cultura, sem ser necessário ter um professor sempre ao pé. Por outro lado, perceberam que se podem socializar também pela internet, através do correio electrónico e das redes sociais. Assim para a informação e socialização dos jovens a internet tornou-se decisiva.

- De que forma é que o uso excessivo das redes sociais se irá reflectir no futuro destas pessoas, nomeadamente, na suas personalidades, nas suas vidas pessoais e nas relações com os outros?

- Ainda não sabemos, é uma nova era. Estaremos mais próximos das pessoas distantes, resta saber se também ficaremos mais próximos das pessoas que vivem junto de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário